CRMV-SC participa de audiência pública sobre Direitos e Bem-Estar Animal em Chapecó

10/11/2017

A Vice-Presidente do CRMV-SC, Med. Vet. Luciane de Cassia Surdi e o Assessor Técnico, Med. Vet. Fernando Zacchi participaram de uma audiência pública em Chapecó sobre políticas públicas de bem-estar animal. Durante o encontro, realizado no dia 1º de novembro, a Vereadora Marcilei Vignatti apresentou o Projeto de Lei 75/2017, de sua autoria, com a proposta de instituir o Código Municipal de Direitos e Bem-Estar de animais domésticos da cidade.
Na oportunidade, o Veterinário falou sobre a assessoria que o CRMV-SC presta aos mais diversos órgãos para elaboração de projetos sobre o assunto. “Nosso intuito é orientar a respeito das normas para a realização de manejo populacional de maneira adequada aos critérios técnicos preconizados pelo sistema CFMV/CRMV´s”, afirma Fernando.
O projeto prevê a microchipagem de cães e gatos da cidade, como forma de evitar o abandono e responsabilizar os proprietários, além de programas de castração. “Estes animais podem ser importantes disseminadores de doenças como a leishmaniose e a raiva, trata-se de uma questão de saúde pública. Chapecó precisa de políticas de proteção e bem-estar animal”, completa a Vice-Presidente do Conselho.