Dia da Mulher - Homenagem às primeiras Profissionais registradas no CRMV-SC

09/03/2018

Nesta quinta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o CRMV-SC prestou homenagem para duas mulheres que simbolizam o pioneirismo na Medicina Veterinária e na Zootecnia catarinense.
Em 1972, Catharina Wilhelmina Van de Sande (in memoriam) foi a primeira Médica Veterinária registrada no CRMV-SC. Sua filha, a Médica Dra. Mariette Van de Sande Silveira, recebeu em nome da mãe as honras do Conselho. Nascida em 1916, na Holanda, Catharina estudou Medicina Veterinária na Universidade de Utrecht. Veio para o Brasil em 1958, com o marido e as três filhas. Em 1959, instalou-se no Estado e atuou na Secretaria de Agricultura, foi professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de microbiologia, onde trabalhou até os 72 anos de idade.
Representando as mulheres Zootecnistas de Santa Catarina, o CRMV-SC homenageou a primeira Zootecnista com registro no Conselho, Marília Terezinha Sangoi Padilha. Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1976) é Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e Doutora em Sciences de La Vie - Université de Tours (Université François Rabelais- Tour) (1995), foi professora e Coordenadora do Curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As homenagens foram feitas pelo Presidente do CRMV-SC, Méd. Vet. Marcos Vinícius de Oliveira Neves e pela Secretária Geral, Méd. Vet. Vanessa de Medeiros Bonatelli.


Voltar ao Topo