13 DE MAIO - DIA DO ZOOTECNISTA 50 Anos da Promulgação da Lei do Zootecnista

10/05/2018

UA Lei 5.550 de 04 de Dezembro de 1968 constitui um marco legal para a Zootecnia no Brasil, pois garante a atuação ampla e privativa do Zootecnista em todos os ramos e aspectos da produção animal.
A criação desta profissão no Brasil certamente não foi em vão. Os abnegados médicos veterinários, agrônomos, professores e pesquisadores que já na década de 50 lutavam pela criação do curso superior de Zootecnia, vislumbravam o Brasil como um celeiro e único país no mundo com capacidade de produzir alimentos para suprir a população mundial com proteína animal, e que os cursos de ciências agrárias existentes não preparavam profissionais para a especialidade.
Assim, o primeiro curso superior de Zootecnia no Brasil surgiu em 1966, sendo promulgada a Lei da profissão em 1968, antes mesmo de formar a 1ª turma de Zootecnistas que aconteceria em 1970. Atualmente são 107 escolas de Zootecnia no Brasil e mais de 35 mil profissionais formados.
De acordo com a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) a atual população mundial com mais de 7 bilhões de pessoas irá, em 2050 atingir a marca de 9,7 bilhões de habitantes. Já em 2030, serão 8,5 bilhões e em 2100, chegaremos a 11,2 bilhões. Um crescimento que certamente demandará mais alimentos, principalmente proteínas de origem animal nos países com maior poder aquisitivo. Nos últimos dez anos, o Brasil tornou-se um dos maiores exportadores de carne do mundo. A força do nosso agronegócio impulsiona carreiras ligadas ao setor e a presença do zootecnista nesta cadeia é fundamental
Isso faz da Zootecnia uma das profissões de maior ascensão no mundo, visto ser este profissional detentor de amplos conhecimentos sobre mercado agropecuário, produção, planejamento, nutrição, melhoramento genético, gestão de empresas públicas e privadas, manejo, bem-estar animal, entre outras atribuições. Esta ciência garante que os animais vivam em boas condições, cuidando do peso, alimentação e reprodução, além de atuar no aumento da produtividade de derivados de produtos de origem animal.
Parabéns a todos os Zootecnistas catarinenses pelo seu dia!

Zootecnista Amir Dalbosco
Conselheiro Efetivo do CRMV-SC


Voltar ao Topo